domingo, 14 de junho de 2009

quem tem a ensinar?

Duas palmeiras, muito parecidas, distinguíveis apenas através de detalhada análise taxonômica, estão sujeitas a intervenções diferenciadas devido às culturas das regiões nas quais proliferam.

Na Mata Atlântica proliferava a Euterpe edulis, conhecida como palmeira Jussara, de onde é extraído o palmito, atividade predatória que a levou à beira da extinção, que só recentemente tem seu quadro aparentemente sendo revertido.

Na Amazônia prolifera a Euterpe oleracea, conhecida como açaí, de cujo fruto é extraído nutritivo ingrediente da culinária regional.

Na costa atlântica, região "civilizada e desenvolvida", não se soube fazer uso de um importante recurso florestal de maneira sustentável, enquanto que os povos da floresta o fizeram.

Este é apenas um exemplo dentre várias atividades que nos fazem perguntar: quem tem a ensinar?

Leia também a postagem "Floresta em Pé", de 29 de março de 2008, neste mesmo blog.

Foto: © Nelson Wisnik, 2009 - muda de palmeira Jussara, Euterpe edulis, cedida para replantio pela Prefeitura Municipal de São Vicente

2 comentários:

Alessandra disse...

Pois é, professor, é uma pergunta essencial. Contaram-me, há alguns anos, que diante de um projeto de agricultura por andares, com modelos preconcebidos por agrônomos, agricultores experimentaram-nos e remodelaram-nos, adaptando novas espécies ao projeto. Aparentemente, o que podia parecer natural, para mim é sempre uma mostra de que a experiência é tão ou mais importante que o planejamento técnico. Agora o senhor imagina quando não há planejamento algum, apenas a infeliz ideia de que "não acaba".
Desculpe-me pela invasão, mas é que sua pergunta me fez lembrar aquela história ouvida há mais de 10 anos.

Dyas disse...

Nice, nice blog!!