domingo, 19 de abril de 2009

povos nativos do Brasil

.
Rendo minhas homenagens aos povos nativos do Brasil.
.
Em mais de seis anos morando no barco Nheengatu em rios da Amazônia tive oportunidade de estar com alguns deles, viajar com eles, visitá-los em suas comunidades, conhecê-los um pouco, mais que isso, compreendê-los e respeitá-los.
.
Embora alguns tenham sido meus alunos em cursos universitários formais, muito com eles aprendi, sobretudo sobre sustentabilidade ambiental e estrutura social comunitária e justa.

.
Homenageio a todos apresentando um exemplar da cerâmica Tapajônica, a mais antiga das Américas, datada de 8.000 anos atrás.
.
A foto apresenta um vaso cerimonial aberto sustentado por figuras antropomórficas, que acabou por ser conhecido como vaso de cariátides, nome que não endosso. Cariátides são as figuras em formas humanas femininas que sustentam algumas construções da antiga Grécia.
.
Este vaso se encontra no Centro Cultural João Fona, em Santarém, uma das poucas peças restantes na região, pois a quase totalidade delas foi levada para fora do país. No Brasil algumas peças podem ser vistas no MAE - Museu de Atropologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.
.
A cerâmica Tapajônica, da região dos entrerios Tapajós-Madeira e Tapajós-Xingu, centrada em Santarém e atingindo também a bacia hidrográfica do rio Trombetas, é muito elaborada, complexa, com utensílios domésticos, cerimoniais, ornamentais, espirituais e funerários.
.
A cerâmica Tapajônia é cerca de 3.000 anos mais antiga que a cerâmica Marajoara, embora esta seja mais conhecida.
.
Assista ao video que apresenta os povos nativos do Brasil, na barra lateral deste blog.
.
Foto: © Nelson Wisnik, 2008
.

Nenhum comentário: