domingo, 7 de junho de 2009

criada a Resex Renascer

. extrativismo reserva amazônia extrativista sustentabilidade sustentávelFoi criada, em 05 de junho próximo passado, mais uma Reserva Extrativista, a RESEX Renascer, no município de Prainha, Estado do Pará, ápice de um processo que já se estendia por mais de dez anos, reinvindicação antiga das populações tradicionais locais.
.
"Uma Reserva Extrativista (RESEX) está relacionada a uma área onde as questões ambientais e sociais são indissolúveis, "é uma área utilizada por populações locais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade".
.
“As Reservas Extrativistas são espaços territoriais destinados à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis, por populações tradicionais. Em tais áreas é possível materializar o desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental, com interesses sociais de melhoria de vida das populações que ali habitam.”

.

leia mais sobre extrativismo em postagens anteriores, de primeiro de maio, "extrativismo e desenvolvimento sustentável" e "a Carta de Belém"

.

Nenhum comentário: